04 janeiro 2011

Otaku Time: Vocaloid, a nova era musical


Se você não viu Fantástico nesse domingo (02/01), é agora que você me pergunta: "WTF é Vocaloid?".
Normal, eu também fiz essa pergunta há um tempo atrás quando me falaram de Vocaloid. Só não esperava que eu iria me agradar tanto com a resposta.
Vocaloid é um programa de síntese de voz criado pela Yamaha Corporation e desenvolvido pela Crypton. A partir dessa programa, com uma certa voz, se consegue modificar a letra, melodia e tons de voz. 
Para dar um rico ar a este programa, a Yamaha Corporation decidiu utilizar o desing japonês de animes e criaram personagens para representar cada voz, o que já iria chamar atenção à população otaku.
Essas vozes usadas no programa não surgiram de lugar algum, meus caros. Todas elas pertencem a pessoas reais (ohrly). Por exemplo, a Hatsune Miku, a Vocaloid mais pop, recebeu a voz de Saki Fujita, uma cantora e dubladora japonesa, a Lily (uma das mais novas Vocaloids, e a minha favorita porque ela canta Eurobeat) recebeu a voz da Yuri Masuda, vocalista da banda japonesa "m.o.v.e.". O mais interessante até agora, foi o Vocaloid Piko, que recebeu a voz e nome de um cantor forfun do Nico Nico Douga, um popular site de vídeos no Japão. Há uma imensidão de músicas cantadas por Vocaloids, muitas feitas exclusivamente para eles, as vezes muito reais. Sem contar que são músicas incríveis, e os pv's (clipes) também não ficam atrás. Entre os Vocaloids, se destacam Hatsune Miku, Megurine Luka, Megpoid Gumi, Kagamine Rin e Len, Kaito, Meiko e Gakupo, mas isso não tira os méritos da Lily, por exemplo, que é minha favorita.


Nico Nico Chorus
E já que estamos falando do Nico Nico Douga, não posso me esquecer de falar do Nico Nico Chorus, que seria quase que o "coral" do Nico Douga. Funciona assim: todas as pessoas que postam seus fandubs nesse site, juntos formaram o Chorus, e ficou incrível. Então, eis que mostro a vocês um dos melhores chorus:


Gostaram? Vocês ainda não viram nada.

Vocannaindesu + interface
Dando continuidade ao assunto Vocaloid, vou mostrar a vocês uma música que ficou IN-CRÍ-VEL, e que vai mostrar a interface do programa para vocês verem como ele é:


O mais incrível é que essa voz é de uma Vocaloid, a Gumi, e ficou tão real. Isso é graças ao YuukissP, criador do Projeto Vocannaindesu, que consegue domar o Vocaloid. E vou te dizer, isso é difícil.

UTAUloids
As pessoas criam músicas através desse programa, e muitas fazem um sucesso absurdo no Japão, chegando a tocar em muitas boates. O programa é pago, e por conta disso foi desenvolvido os UTAUloids, programas feitos por fãs com base nos Vocaloids. Só que, obviamente, tem qualidade reduzida. Dentre os UTAUloids, a Teto Kasane é a mais conhecida, chegando a ser confundida com Vocaloids. Teto foi a pioneira do movimento UTAUloid.


O Game
O primeiro jogo do Vocaloid, foi lançado em 2009, chamado Hatsune Miku: Project Diva, um clássico musical, parecido com o jogo OSU. Também é possível mudar o guarda-roupa de Miku e das outras personagens incluídas no jogo, KAITO, MEIKO, Rin, Len e até Haku e Neru, Vocaloids fanmade que foram adotadas pela companhia. Em 2010 foi lançado Hatsune Miku: Project Diva 2nd, um jogo similar ao primeiro, com algumas mudanças, como mais personagens e musicas novas. Nesta versão, Neru e Haku receberam vozes própria (Derivadas de Rin e Miku, respectivamente.)



Show Holográfico
Com tamanho sucesso dos Vocaloids na terra do sol nascente, e com a ajuda dos avanços tecnológicos, o melhor aconteceu: foi agendada uma turnê de shows, e ai é que vem o grande destaque, fazer uma cantora digital subir no palco, solução dada pela Crypton Future Media: holograma. Há quem diga que não é holograma, e sim projeção de imagens num vidro, mas eu não entendo disso para explicar. Voltando ao show, os Vocaloids levaram o público ao delírio. Centenas, ou até milhares de fãs, vibraram ao ver cada um deles no palco cantando e dançando suas canções favoritas. O legal é que havia uma banda com pessoas reais tocando para os Vocaloids cantarem. É um tremendo avanço da tecnologia, sem contar na realização do sonho de nós fãs.


Para ver mais é só procurar no Youtube, que tem todos os vídeos.

Créditos ao: Vocaloid WikiCom Z Games, e aos meus queridos amigos Hunnie (@LRomin) e Caio (@thoranth) por me ajudarem a fazer esse post. <3

4 comentários:

Romulo L. disse...

TA LINDO TAMA BOM TRABALHO
AMO VC BGS
ADORO VOCALOID S2S2S2

Sigam: @LRomin rs

Filype Curty disse...

pow... nunca tinha visto essa parada ai nao, mas vi no fantastico e axei incrivel a parada do olograma, pena q a empresa nao quis divulgar como eh feito!!! mas msm assim axei mt massa...

e as musicas sao bem legais tbm...

Vlw Tama... tah xou!!!

bjao

Tama disse...

É bem legal mesmo, pena que o Fantástico mostrou muito pouco, tem muita coisa mais incrível ainda pra mostrar. Mas obrigada aí. /o/

maria carolina disse...

ah, eu baixei uma música de vocaloid e é tão legal *u* mas não entendia direito.. de todo modo agora sei mais um pouco a respeito. bgs tama

Tecnologia do Blogger.

Amanda, ou Tama, ariana de 17 anos. Formanda, viciada em muitas coisas, projeto de geek e chata de coturnos, porque galocha não é legal.

Instagram

Dê um like!

Seguidores

Parceiros

No seu blog

Arquivos